Autoavalição em Gincana Bíblica

 
Após elaborar uma gincana, é importante pensar em processos de autoavaliação dos participantes. Aqui estão algumas questões que eu elaborei para avaliar os membros, lideres dos grupos e a própria gincana.
Essa ficha de avaliação foi respondida por crianças de 6 a 9 anos de idade com a ajuda de um orientador. O Orientador não deve influenciar as crianças a responderem ou escolherem determinadas respostas. O seu papel é só esclarecer possíveis dúvidas sobre as questões.

Crianças mais novas terão dificuldades para responderem as questões porque ainda estão num processo de transição da heteronomia para a autonomia moral (Sugestão: leia sobre a construção moral da criança de Jean Piaget).

Atividades de Autoavalição são importes para ajudar as crianças a refletirem sobre suas ações e as ações dos demais, as ajudarão a construir uma autonomia moral (processo que dura a vida toda) e a buscarem melhorar seus pontos fracos.


AUTOAVALIÇÃO: 1ª GINCANA BÍBLICA INFANTIL – 2014
EU:_________________________________
1.      Estive presente aos dias das provas da gincana
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca            (        ) Nunca
2.      Ajudei ao meu grupo nas provas da gincana
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca            (        ) Nunca
3.      Sabia as respostas das provas, mas fiquei calado(a)
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca           (        ) Nunca
4. Percebi que sabia (      ) Muito     (      ) Mais ou menos     (        ) Pouco  sobre a Bíblia
MEU GRUPO:__________________________________
1.      Meu grupo estava unido, trabalhando junto.
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca 
2.      Meu grupo estava comprometido, os membros estiveram presentes (não faltaram).
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca 
3.      Todos os colegas do grupo mostraram o que sabiam e ajudaram como podiam durante as provas.
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca 
   
MEU LÍDER: ____________________________
1. Meu Líder deixou que todos participassem, mesmo os que não pareciam saber das provas.
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca
2. Meu Líder me deixou participar, ele acreditou em mim
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca
3. Meu Líder me ajudou e ajudou os meus colegas do grupo nas provas
(       ) Sempre            (       ) Às vezes                       (         ) Quase nunca              (        ) Nunca

4. Na próxima Gincana, eu (       ) Não gostaria , (       ) Gostaria   que o meu Líder fosse líder de 
novo.
Porque:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A GINCANA
1. Com a Gincana eu aprendi: (       ) Nada,           (        ) Pouco, (       ) Muito  sobre a Bíblia
2. Com a Gincana eu aprendi a:
Trabalhar em grupo: SIM (     ),  NÃO (      )
Respeitar meus colegas (ao Líder e aos membros do grupo e o outro grupo): SIM (     ), NÃO (     )
Respeitar as regras (regras de um jogo): SIM (     ),  NÃO (      )
Acreditar em mim e em meus conhecimentos sobre a Bíblia: SIM (     ),  NÃO (      )
Ajudar os outros: SIM (     ),  NÃO (      )
Respeitar a tia Karine: SIM (     ),  NÃO (      )
Outras coisas, como:_______________________________________________________

3. Me senti durante as provas:

Responda rápido
Quem sou eu
Complete-me
De quem é o desenho
Caminha da verdade
Que bicho da arca sou eu
Jogo da ponte
Qual a resposta correta
Cruzadinha em Grupo
Organize a palavra da Verdade

4. No próximo ano eu  (       ) Não gostaria,           (       ) Gostaria  que tivesse Gincana Bíblica.
Porque:_________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Eu prefiro aulas
(      ) Como as da gincana (em que eu trabalhe junto com meus colegas e que a tia Karine fique somente orientando)
(      ) Tradicionais (com a tia Karine falando na frende e atividades individuais em que eu respondo sozinho)

Categories:

Leave a Reply