Após elaborar uma gincana, é importante pensar em processos de autoavaliação
dos participantes. Aqui estão algumas questões que eu elaborei para avaliar os
membros, lideres dos grupos e a própria gincana.
Essa ficha de avaliação foi respondida por crianças de 6 a 9 anos de idade
com a ajuda de um orientador. O Orientador não deve influenciar as crianças a
responderem ou escolherem determinadas respostas. O seu papel é só esclarecer
possíveis dúvidas sobre as questões.
Crianças mais novas terão dificuldades para responderem as questões porque
ainda estão num processo de transição da heteronomia para a autonomia moral
(Sugestão: leia sobre a construção moral da criança de Jean Piaget).
Atividades de Autoavalição são importes para ajudar as crianças a
refletirem sobre suas ações e as ações dos demais, as ajudarão a construir uma
autonomia moral (processo que dura a vida toda) e a buscarem melhorar seus
pontos fracos.
AUTOAVALIÇÃO:
1ª GINCANA BÍBLICA INFANTIL – 2014
EU:_________________________________
1.
Estive
presente aos dias das provas da gincana
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
2.
Ajudei ao
meu grupo nas provas da gincana
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
3.
Sabia as
respostas das provas, mas fiquei calado(a)
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
4. Percebi que sabia ( ) Muito (
) Mais ou menos ( )
Pouco sobre a Bíblia
MEU GRUPO:__________________________________
1.
Meu grupo
estava unido, trabalhando junto.
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
2.
Meu grupo
estava comprometido, os membros estiveram presentes (não faltaram).
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
3.
Todos os
colegas do grupo mostraram o que sabiam e ajudaram como podiam durante as
provas.
( )
Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
MEU LÍDER:
____________________________
1. Meu Líder deixou que todos participassem, mesmo os que não pareciam
saber das provas.
( ) Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
2. Meu Líder me deixou participar, ele acreditou em mim
( ) Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
3. Meu Líder me ajudou e ajudou os meus colegas do grupo nas provas
( ) Sempre ( ) Às vezes (
) Quase nunca ( ) Nunca
4. Na próxima Gincana, eu ( )
Não gostaria , ( ) Gostaria que o meu Líder fosse líder de
novo.
Porque:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A GINCANA
1. Com a
Gincana eu aprendi: ( ) Nada, ( ) Pouco, ( ) Muito sobre a
Bíblia
2. Com a
Gincana eu aprendi a:
Trabalhar
em grupo: SIM ( ), NÃO (
)
Respeitar
meus colegas (ao Líder e aos membros do grupo e o outro grupo): SIM ( ), NÃO ( )
Respeitar as
regras (regras de um jogo): SIM ( ), NÃO (
)
Acreditar
em mim e em meus conhecimentos sobre a Bíblia: SIM ( ),
NÃO ( )
Ajudar os
outros: SIM ( ), NÃO (
)
Respeitar a
tia Karine: SIM ( ), NÃO (
)
Outras
coisas, como:_______________________________________________________
3. Me senti
durante as provas:
Responda rápido
|
Quem sou eu
|
Complete-me
|
De quem é o desenho
|
Caminha da verdade
|
Que bicho da arca sou eu
|
Jogo da ponte
|
Qual a resposta correta
|
Cruzadinha em Grupo
|
Organize a palavra da Verdade
|
4. No
próximo ano eu ( ) Não gostaria, ( ) Gostaria que tivesse Gincana Bíblica.
Porque:_________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Eu
prefiro aulas
( ) Como as da
gincana (em que eu trabalhe junto com meus colegas e que a tia Karine fique
somente orientando)
( ) Tradicionais (com a tia Karine falando na
frende e atividades individuais em que eu respondo sozinho)